
As Músicas
Conheça a playlist internacional preferida dos dançarinos de Funk e Break do DF e Entorno na década de 1980:
-
Kurtis Blow, "The Breaks" (1980) foi o primeiro rap da história a ganhar o Disco de Ouro, premiação dada pela conquista de 1 milhão de cópias vendidas.
-
Zapp, "More Bounce to the Ounce" (1980), primeiro single da banda dos irmãos Troutman, em atividade até hoje, cuja inventividade de Roger, o líder multi-instrumentista e vocalista, elevou a banda ao patamar de referência para o Hip-Hop através de sua invenção, o Vocoder, espécie de tubo ligado ao teclado, que dava uma voz de robô aos seus vocais.
-
Grandmaster Flash, "The Adventures of Grandmaster Flash on the Wheels of Steel" (1981), é a primeira montagem concebida para as pistas de dança a ser lançada em disco single. A gravação reúne diversas músicas do próprio Grandmaster Flash e de outros artistas, sobre a base da música Good Times, do Chic.
-
One Way "Push" (1981)
-
Zapp, "Dance Floor" (1982)
-
One Way, "Cutie Pie" (1982)
-
One Way, “Don't Fight the Feeling” (1982)
-
Kurtis Blow, "Party Time" (1982)
-
Afrika Bambaataa & The Soul Sonic Force, “Planet Rock” (1982)
-
Afrika Bambaataa & The Soul Sonic Force, “Looking for the Perfect Beat” (1982)
-
Zapp, "I Can Make You Dance" (1983)
-
Shannon, “Let the music play” (1983)
-
Zapp, "Play Some Blues" (1983), demonstra como o Zapp era uma banda eclética, com músicas que misturavam Funk com Blues e Jazz.
-
Grandmaster Flash & The Furious Five, “The Message” (1983)
-
Rufus and Chaka Khan, “Ain’t Nobody” (1983)
-
Grandmaster Flash & The Furious Five, "It's Nasty" (1983)
-
Break Machine, “Street Dance” (1984)
-
Hashim, “Al-Naafiysh (The Soul)” (1984)
-
Ollie and Jerry, "Breakin'... There's No Stopping Us" (1984)
-
Hot Streak, “Body Work” (1984)
-
Chaka Khan, “I Feel For You” (1984), música cheia de curiosidades. De autoria do Prince, cuja participação especial do rapper Melle Mel (The Furious Five), chamava a atenção pelo ineditismo e pela grande sacada dos produtores trazendo um representante do estilo. A música foi sucesso instantâneo nas pistas de dança do mundo inteiro. Uma das versões do vídeo clipe (foram feitas três) mostrava dançarinos de Break e DJs arrasando nas pistas. A outra, feita bem antes, era bem tosca e tinha strippers em um bar. A música fez muito sucesso, mas o clipe não dialogava com os jovens. Logo encomendaram uma remix e outro vídeo, que trazia os dançarinos de break Shabba Doo (Ozone), Boogaloo Shrimp (Turbo), Bruno Falcon and Ana Sánchez, que faziam parte do elenco do filme Breakin'. Misteriosamente, em nenhuma das duas, o rapper Melle Mel aparece. A gaita na música é de Stevie Wonder. O single arrebatou dois prêmios Grammy, por melhor single de R&B e melhor cantora de R&B de 1984.
-
Newcleus, “Jam on it (The Wikki-Wikki song)” (1984)
-
One Way, “Mr Groove” (1984)
-
Mantronix, “Needle to the groove” (1985)

